Aberto o convite à apresentação de candidaturas para o slogan do Dia Mundial da Doença de Chagas 2024

As propostas devem manter o conceito principal do diagnóstico precoce e o acompanhamento das pessoas afectadas.

20 November 2023

 
Como todo ano, as associações de pessoas afetadas pela doença de Chagas, membros de Findechagas, em parceria com o GT6-IEC, têm sido consultadas sobre o tema da próxima edição do Dia Mundial da Doença de Chagas (DMDC), neste caso, para a 5ª edição, em 2024.

O DMDC em 14 de abril foi aprovado pela 72ª Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2019. E na 1ª edição, em 2020, o tema proposto foi o de “dar visibilidade à doença de Chagas e às pessoas afetadas por ela”.

Na 2ª edição, em 2021, o tema proposto foi o “acesso universal (para todos) e integral (médico, psicológico, assistência social, trabalhista…) à atenção à saúde”.

Na 3ª edição, em 2022, o tema proposto foi a “notificação e vigilância de casos e transmissão da infecção”, com o slogan: “ajude-nos a saber onde estamos e quantos somos”.

Na 4ª edição, em 2023, o tema proposto foi o “diagnóstico e cuidado às pessoas afetadas devem existir desde a Atenção Primária à Saúde”.

Para a 5ª edição, em 2024, o tema proposto é a “necessidade de um diagnóstico precoce e atenção ao longo da vida para as pessoas afetadas”.

A data do 14 de abril para o DMDC foi escolhida porque foi o dia, em 1909, em que Carlos Chagas diagnosticou a doença de Chagas no primeiro ser humano, uma menina de dois anos de idade chamada Berenice Soares de Moura. E Berenice, que viveu até os 72 anos, teve esses dois privilégios que ainda hoje são raros: um diagnóstico precoce e uma atenção à saúde ao longo de toda a sua vida.